Consumo de internet aumentou 25% nos dias úteis, durante o horário comercial, mas a Loga segue trabalhando para que seus clientes não sintam o impacto do aumento da demanda na conexão

Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa e, assim, evitem a transmissão comunitária do coronavírus, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo. A Loga Internet, operadora capixaba de internet por fibra óptica, por exemplo, identificou um crescimento de 25% nos dias úteis, durante o horário comercial.

O dado foi coletado observando o comportamento dos clientes onde a empresa atua: Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Piúma, Sooretama, Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e em Teixeiras de Freitas, na Bahia.

Diante desse contexto, os principais serviços de streaming e redes sociais, como Netflix, Youtube, Amazon Prime Video, Apple TV+, Facebook e Instagram, começaram a não disponibilizar mais conteúdos em alta definição. O objetivo é impedir que o aumento da demanda impacte na infraestrutura da internet, dificultando atividades como home office e aulas on-line.

Por enquanto, a maioria dessas medidas foram tomadas apenas na Europa e no Reino Unido, locais onde os governos adotaram quarentena em massa por conta do crescimento do número de casos confirmados do Covid-19. No Brasil, serviços como Globoplay, Globoesporte.com, Gshow, Globosat Play suspenderam, temporariamente, exibições com resoluções mais altas, como 4K e Full HD (1080p), e estabeleceu a HD (720p) como a máxima definição para conteúdo sob demanda e ao vivo.

Segundo o Diretor Comercial e de Marketing da Loga Internet, Antony Moreira, a operadora também tomou providências para que quem está trabalhando e estudando em casa ou apenas aderindo ao isolamento social não fique prejudicado.

“Fizemos novas implementações em hardware e tráfego para aumentar nossa capacidade total em 50%. Foi uma manobra em tempo recorde, feita em um fim de semana, com as equipes trabalhando 24 horas por dia, com o intuito de garantir que o aumento da demanda por internet possa ser suprido com sobras”, ressalta o diretor.

Diante desse cenário, separamos algumas dicas pra você otimizar o uso da internet na sua casa:
  • Utilize o Wi-Fi apenas em dispositivos móveis, como celular, notebook e tablet.
  • Conecte smart TVs, IPTVs e console de jogos aos cabos de rede.
  • Instale o roteador em uma posição centralizada da residência, fora de armários.
  • Deixe aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio, micro-ondas e console de games e até mesmo computadores, longe do roteador.

Quer mais dicas sobre o funcionamento do Wi-Fi na sua casa? Clique aqui para ler nosso post completo sobre o funcionamento do Wi-Fi.

O momento é complicado, mas estamos trabalhando e nos esforçando ao máximo para garantir a melhor experiência em Internet para nossos clientes.

Quer uma Internet que não te deixa na mão?
#EntãoLoga