O uso da internet experimentou um aumento significativo de 25% nos dias úteis, especialmente durante o horário comercial. A Loga, no entanto, está comprometida em assegurar que os Logados não sofram com os impactos desse aumento na demanda por conexão.
Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa e evitem a transmissão comunitária do coronavírus, o consumo de internet registrou um grande aumento em março em todo o mundo, incluindo o Brasil e o Espírito Santo. Nós identificamos um crescimento de 25% nos dias úteis durante o horário comercial.
Leia mais: Guia para teste de velocidade de internet: Speedtest + Loga!
Esse dado foi coletado ao observarmos o comportamento dos clientes nos locais onde atuamos: Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Piúma, Sooretama, Vitória, Vila Velha e Teixeira de Freitas-BA.
Diante desse cenário, serviços de streaming e redes sociais, como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Apple TV+, Facebook e Instagram, começaram a restringir a disponibilidade de conteúdos em alta definição.
Isso busca evitar que o aumento da demanda atrapalhe a internet, dificultando atividades como home office e aulas online.
Atualmente, a maioria dessas medidas foi implementada na Europa e no Reino Unido, onde governos adotaram quarentenas em massa devido ao crescimento do casos de Covid-19.
No Brasil, serviços como Globoplay, Globoesporte.com, Gshow e Globosat Play temporariamente suspenderam exibições em resoluções mais altas, como 4K e Full HD (1080p), definindo a HD (720p) como a máxima definição para conteúdo sob demanda ao vivo.
Antony Moreira, Diretor da Loga, destaca as medidas que adotamos para garantir que aqueles que trabalham ou estudam em casa não sejam prejudicados.
“Fizemos novas implementações em hardware e tráfego para aumentar nossa capacidade total em 50%. Foi uma manobra em tempo recorde, feita em um fim de semana, com as equipes trabalhando 24 horas por dia, com o intuito de garantir que o aumento da demanda por internet possa ser suprido com sobras”, destaca.
Como otimizar o uso da internet em casa
Diante desse cenário, compartilhamos algumas dicas para otimizar o uso da internet:
- Use Wi-Fi apenas em dispositivos móveis, como celular, notebook e tablet;
- Conecte Smart TVs, IPTVs e consoles de jogos aos cabos de rede;
- Posicione o roteador centralizado na residência, fora de armários;
- Mantenha aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio, micro-ondas, consoles de jogos e até mesmo computadores, longe do roteador.
Apesar do momento desafiador, estamos dedicados a garantir a melhor experiência em internet para os nossos Logados. Estamos aqui para enfrentar juntos essa situação difícil, trabalhando muito para proporcionar a qualidade que nossos clientes merecem.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.