Repetidor de sinal Wi-Fi: o que é, como configura, os principais tipos e muito mais!

Não sofra mais com Wi-Fi fraco! Saiba como usar um repetidor de sinal para ampliar sua rede e navegar sem interrupções. Aprenda o passo a passo e muito mais

O sinal da sua internet pode encontrar obstáculos dentro da sua própria casa. O Wi-Fi se espalha pelos cômodos, mas, dependendo de fatores como paredes ou móveis, a conexão pode ficar instável em certos pontos. Uma ótima opção para esse problema é o uso de um repetidor de sinal.

Leia mais: Explorando os benefícios da rede mesh: a revolução da conectividade

Leia mais: Wi-Fi 5G e 5G móvel: entenda as principais diferenças e benefícios

Como funciona um repetidor de sinal?

Conforme o próprio nome sugere, um repetidor de sinal Wi-Fi atua como um segundo roteador para a sua internet. Ele recebe o sinal gerado pelo roteador principal e o amplifica, permitindo que a rede cubra uma área maior. 

Recomenda-se posicionar o aparelho em um local da casa onde o sinal de Wi-Fi seja mais fraco. Da mesma forma que um roteador requer configurações específicas para funcionar, um repetidor também precisa de algumas instruções para operar.

Como configurar um repetidor de sinal?

Pode parecer difícil, mas configurar um repetidor de sinal é simples. Confira os 7 passos que vão deixar a sua internet voando em todos os cômodos da casa:

  • Escolha o local correto: definir o lugar onde o repetidor será instalado é fundamental. Precisa ser onde o sinal de Wi-Fi do roteador seja fraco, porém funcione minimamente. Por que isso? Pois ajuda o repetidor a amplificar o sinal;
  • Ligue o repetidor: após a definição do local, conecte o repetidor na tomada. Em seguida, veja se ele aparece na lista de redes Wi-Fi do seu smartphone ou notebook;
  • Conecte-se ao repetidor: conecte o seu smartphone ou notebook à rede Wi-Fi do repetidor;
  • Acesse o painel de controle: o manual do repetidor que você comprar terá o endereço IP. Tendo esse endereço em mãos, abra um navegador da web e o insira. Isso abrirá o painel de controle;
  • Configure o repetidor: No painel de controle do repetidor terão as instruções para a sua configuração. Você vai precisar fornecer a sua rede Wi-Fi;
  • Salve as configurações: após inserir todas as informações corretas, salve as configurações. Após o salvamento, o repetidor vai reiniciar e, então, começar a ampliar o sinal Wi-Fi;
  • Conecte seus dispositivos: Agora é só reconectar seu smartphone ou notebook à nova rede Wi-Fi do repetidor.

Os principais repetidores de sinal

  • Google Wi-Fi;
  • Multilaser RE051;
  • TP-Link;
  • DAP-1520.

Google Wi-Fi

Com um preço um pouco mais elevado, o Google Wi-Fi é um dos dispositivos mais completos disponíveis no mercado. 

É possível usá-lo em conjunto com outras unidades para criar uma rede com uma cobertura mais ampla.

Além disso, a configuração e o controle do funcionamento podem ser facilmente realizados por meio de um aplicativo dedicado.

Multilaser RE051

Para quem busca uma opção mais acessível, o Multilaser RE051 é compatível com redes de até 300 Mbps na frequência de 2,4 GHz. Ele pode ser conectado em qualquer tomada e configurado através do seu computador.

TP-Link

A TP-Link também oferece um repetidor simples para quem deseja amplificar a cobertura do Wi-Fi. O TL-WA850RE se encaixa em qualquer tomada e, graças à tecnologia WPS, pode ser emparelhado com o roteador com apenas um simples aperto do botão.

DAP-1520

Para soluções mais avançadas, o DAP-1520 da D-Link pode ser a escolha ideal. Ele é capaz de transmitir até 750 Mbps em conexões e pode ser configurado por meio de um aplicativo dedicado.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação