As comunidades de leitura ganham espaço nas redes sociais

Os amantes do universo literário invadiram as redes sociais e criaram diversas comunidades de leitura. Saiba mais sobre o tema no artigo que preparamos!

Alguns amantes da leitura passaram a compartilhar dicas de livros por meio de comunidades de leitura em algumas redes sociais populares, como TikTok, YouTube e Instagram.

Leia mais: Conheça as vantagens e desvantagens dos livros digitais

Leia mais: Cursos online e gratuitos para turbinar sua carreira e conhecimento

Embora nem todos estejam por dentro dessas comunidades literárias em redes sociais e aplicativos, elas são uma ótima opção para quem ama ler.

As principais comunidades de leitura:

  • Booktok (TikTok);
  • Booktube (YouTube);
  • Bookstagram (Instagram).

Mas, antes de mais nada, você já preparou o plano de leitura? Se ainda não começou, pegue papel e caneta (ou use o bloco de notas do celular) para criar sua lista de autores ou gêneros favoritos.

Feito isso, agora vamos explorar mais sobre essas comunidades de leitura que estão viralizando nas redes sociais. Vem com a gente! 

TikTok: descubra o universo literário em vídeos curtos

O TikTok, rede social conhecida por viralizar vídeos curtos de entretenimento, também se tornou um espaço para descobrir conteúdo relacionado à leitura.

E os críticos de livro dessa rede social são conhecidos como booktokers, geralmente jovens e adolescentes, que apresentam resumos divertidos e criativos das obras, encenando personagens e oferecendo breves análises.

YouTube: o lar das recomendações literárias desde 2018

Se você acha que o fenômeno das comunidades de livro e indicações de leitura começou no TikTok, está enganado. Essa onda de recomendações teve início no YouTube em 2018.

Lá, os usuários responsáveis por essas indicações são conhecidos como booktubers, que têm a responsabilidade de recomendar livros para vários públicos, alguns, inclusive, até estabelecendo parcerias com editoras.

YouTube video

Instagram: explore o universo dos livros em fotos

E quem disse que iríamos esquecer do Instagram, hein? Nessa rede social, os amantes dos livros também têm seu espaço, criando bastante conteúdo para promover suas leituras por meio de fotos e reels.

Os usuários que dedicam perfis a explorar o universo literário são chamados de bookstagram.

Como você pode perceber, essas redes sociais não se limitam apenas a danças e futilidades. Elas representam uma grande chance de descobrir novas indicações de livros.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação