Podcasts: uma onda crescente de entretenimento e informação no Brasil

Preparamos um post pra você entrar de uma vez por todas no universo dos podcasts, aprendendo o que é, onde ouvir e quais programas estão bombando. Confira!

Você já deve ter ouvido falar na palavra “podcast”, não é mesmo? Mesmo que nunca tenha ouvido um programa, é bem provável que essa expressão já tenha cruzado o seu caminho.

Leia mais: As TVs por streaming chegaram para ficar: guia com as principais plataformas do momento

Leia mais: 4 dicas de conteúdos para empreendedores no ambiente digital

Embora não se trate de uma novidade, o podcast é uma formato de entretenimento e comunicação que já existe há algum tempo, ganhando, nos últimos anos, um grande aumento de ouvintes no Brasil. 

Ficou curioso? Fique por dentro de tudo que envolve os podcasts neste conteúdo que preparamos.

Afinal, o que é um podcast?

Os podcasts são conteúdos em áudio divididos em episódios, disponibilizados em plataformas online.

Agora, para quem prefere um resumo rápido, imagine um programa de rádio disponível para download ou streaming. 

Esses conteúdos podem abranger uma variedade de temas e formatos, como entrevistas, bate-papos informais e até mesmo histórias roteirizadas.

Onde ouvir podcasts?

De acordo com dados divulgados pelo Spotify no final de 2019, o consumo de podcasts no Brasil cresce 21% ao mês desde janeiro de 2018.

Isso chamou a atenção da plataforma, resultando em um aumento do investimento nesse modelo de conteúdo.

Se você está querendo saber onde ouvir podcasts, preparamos uma pequena lista de apps úteis: 

  • Spotify;
  • Deezer;
  • Castbox;
  • Google Podcasts;
  • Soundcloud;
  • YouTube.

Além disso, alguns produtos e criadores de conteúdo para podcasts têm seus próprios aplicativos para reproduzir os programas.

Conheça alguns podcasts

Se você ficou curioso e com vontade de começar a ouvir podcasts, mas ainda não sabe pode onde começar, não se preocupe! Confira a lista de alguns dos podcasts mais ouvidos do país.

Nerdcast

Apresentado por Alexandre Ottoni, o Jovem Nerd, e Deive Pazs, Azaghal, esse é um podcast para amantes de história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, RPG e outros assuntos do universo nerd, em uma conversa informal e divertida. Os programas do Nerdcast são lançados toda sexta-feira.

Mamilos

Discussões saudáveis e aprofundadas sobre temas da atualidade. O Mamilos é um podcast opinativo, com tom jornalístico, comandado por Juliana Wallauer e Cris Bartis.

Geralmente, é publicado uma vez por semana com duração média de 90 minutos.

Um Milkshake Chamado Wanda

Notícias, fofocas, opiniões e bom humor sobre o mundo do entretenimento e da cultura pop, discutidos de forma descontraída.

Um Milkshake Chamado Wanda vai ao ar toda quinta-feira, contando com Phelipe Cruz, Samir Duarte e Marina Santa Helena comentando os acontecimentos mais interessantes do showbiz, muitas vezes recebendo convidados. Os programas têm duração média de 150 minutos.

Café da Manhã

O Café da Manhã é uma parceria da Folha de São Paulo com o Spotify e é comandado pela dupla de jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, tratando de diversos assuntos como política brasileira e internacional, cotidiano, economia, ciência, cultura, saúde, entre outros temas. Os programas têm duração média de 30 minutos.

Com a diversificação crescente dos modelos de conteúdo online, o público ganha cada vez mais opções para se divertir, informar e muito mais.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação